Modelos serão revelados no final de 2025; proposta equilibra artesanal e contemporâneo com peças modulares, conforto e sustentabilidade.
Atualizada dia10/09/2025 às 17:36CompartilharTweetar
O estilista Rico Bracco foi escolhido para criar os vestidos oficiais do trio 2026 da Festa Nacional da Uva, formado por Elisa Pereira D’Mutti, Júlia Scopel e Letícia Comin da Silva. Nesta quarta, 10 de setembro, rainha e princesas estiveram no ateliê para a retirada das primeiras medidas, com presença de Paula Viezzer, diretora da Comissão Social, e Elisa Kuver, membro também na comissão.
A direção criativa parte da ideia de que os trajes contam uma história, articulando o resgate das origens do interior: o trabalho dos agricultores e as mãos calejadas de quem cultiva a uva; a paisagem do passeio dos tropeiros e o transporte de mercadorias; em diálogo com elementos ligados à indústria, componente central da formação e do presente de Caxias do Sul. O objetivo é comunicar a essência de uma festa enraizada no interior em uma cidade que cresceu e se modernizou, sem perder o vínculo com sua memória. “Rico possui um profundo conhecimento da Festa da Uva e da história de Caxias e da colonização. Isso nos dá segurança e eleva nossa expectativa de ver vestidos que traduzam essa identidade com delicadeza e força”, diz Elisa Kuver, da Comissão Social, que acompanha as produções relacionadas à moda no evento.
A construção privilegia peças modulares: as mesmas partes estruturam tanto a versão de gala quanto a versão de passeio, permitindo variações de combinação sem perda da identidade do conjunto. Materiais foram selecionados pela beleza, conforto e fácil manutenção, de modo a atender à rotina de agenda da rainha e princesas. “Rico reúne rigor técnico, leitura sensível da nossa identidade e uma construção modular que acompanha a agenda das soberanas com praticidade e elegância. É uma escolha que atualiza a linguagem da Festa para 2026 sem romper com a tradição”, afirma Paula Viezzer, diretora da Comissão Social.
O projeto prioriza sustentabilidade, criatividade e conforto, preservando a harmonia entre os três looks para que o trio se apresente como um só. “Os trajes contam uma história e, neste projeto, a narrativa nasce do chão da colônia e alcança a cidade industrial. Trabalhamos com peças modulares para multiplicar leituras mantendo a mesma identidade”, afirma o estilista Rico Bracco.
*Dinâmica Conteúdo Inteligente.