Carnaval de Caxias do Sul não terá o Bloco da Velha este ano

Em 16/01/2026
por Jornalismo Vanguarda FM

“É difícil escrever estas palavras, mas a transparência sempre foi a base da nossa relação com vocês. Em 2026, o Bloco da Velha não ocupará as ruas de Caxias do Sul.”

Na tarde desta quinta-feira (15/01) a comunidade recebeu este comunicado da organização.

Após 15 anos de atuação, em Caxias do Sul, o Bloco da Velha se tornou o maior bloco de carnaval de rua do estado. Chegou a reunir 60 mil pessoas com uma estrutura gigantesca.

Segundo o idealizador do bloco, Guilherme Martinato, a pesar de terem conseguido aprovar projetos e leis de incentivo, houve dificuldades em captar a verba necessária para a realização do evento neste ano.

No comunicado, Martinato sugere a seguinte reflexão:

“Como queremos valorizar a cultura e os eventos gratuitos na nossa cidade? O investimento público e o apoio privado são fundamentais para que festas como a nossa continuem existindo e gerando vida para a nossa economia e turismo.”

O Bloco da Velha surgiu em Caxias do Sul em fevereiro de 2011, fundado por um grupo de amigos que buscava uma nova forma de brincar o Carnaval de rua. A ideia nasceu da falta de opções de Carnaval de rua na cidade, que se concentravam em clubes e escolas de samba. Em 2023, o Bloco da Velha foi incluído no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. Nos últimos anos a festa de carnaval ocorria na rua Plácido de Castro, com estrutura fixa, devido ao grande número de foliões.